Nossa História

Conheça um pouco da história do Lar Maria Imaculada - Mococa/SP.

O Lar Maria Imaculada - Mococa/SP


Foi fundado em 22 de junho de 1936, com a finalidade de acolher meninas carentes, em situação de risco. Em um primeiro momento, era internato – conhecido na cidade como Abrigo – e as meninas permaneciam na Instituição em período integral, até completarem 18 anos. Durante 75 anos, ele atendeu exclusivamente meninas de Mococa e de outros Estados brasileiros, como: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 2012, iniciamos o atendimento de meninos – fato esse que contribuiu para que houvesse mudanças na estrutura dos serviços prestados e na convivência entre pares. Em 2018 a faixa etária dos atendidos aumentou de 14 para 17 anos.

Atendemos um total de 260 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade de 06 a 17 anos no contra turno escolar.

O LAR oferece atividades socioeducativas de cunho social, cultural, esportivo e lazer e seu objetivo é contribuir na formação de cidadãos. Oferece ainda acompanhamento psicológico, nutricional e do serviço social, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.



Irmãs Concepcionistas


Durante 80 anos, a Instituição esteve sob os cuidados e a responsabilidade das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino: Irmã Angelita Carreteiro, então superiora do Colégio Maria Imaculada de Mococa, em 1936, foi a precursora e quem acolheu a ideia de ter um espaço de proteção e de moradia para as meninas carentes de Mococa. Irmã Angelita contou com a colaboração de generosas pessoas que se dedicaram a ajudá-la na realização dos serviços prestados. Desde a fundação da Obra, muitas Irmãs Concepcionistas dedicaram sua vida aos trabalhos diários, conduzindo suas ações dentro do carisma de sua fundadora Santa Carmen Sallés. Assim, zelaram por uma Educação Preventiva, a se desenvolver num ambiente familiar, favorecendo o desenvolvimento afetivo, social e cultural. Essa Educação continua nos dias atuais. As Irmãs Concepcionistas exerceram, no Lar Maria Imaculada, o voluntariado, em regime permanente, cuja Missão era Evangelizar através da Educação. A luz da Educação Concepcionista acredita e procura gerar vidas, dando a oportunidade de dias melhores para as crianças mocoquenses.

Em 2016 foi o último ano em que as Irmãs Concepcionistas presidiram a Instituição, tendo sido a Irmã Rosana Maria Teixeira a última religiosa da Congregação em missão no LAR. Em memória a todas as Irmãs Concepcionistas que passaram por aqui e tendo a memória recente do importante e reconhecido trabalho realizado pela Irmã Rosana, nossos agradecimentos e nosso reconhecimento por tudo o que fizeram por nós e por nossas crianças e adolescentes.

SEJA UM COLABORADOR

Devido ao número de crianças e adolescentes atendidas, contamos com sua atenção e colaboração, para que seja possível continuar essa importante obra.